SETEeUM – O Abajur Lilás (2014)

 27/07/2014
  
Neste mês, os alunos do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina encenaram O Abajur Lilás, de Plínio Marcos. A montagem, desenvolvida para a disciplina Processos Criativos, foi apresentada durante três noites no Teatro da UFSC.

Programa do espetáculo
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O roteiro, que versa sobre as relações sombrias entre um cafetão, seu “segurança” e as prostitutas, despertou o interesse de Paulo Goulart, que em 1969, depois de uma consulta junto à Divisão de Censura, não viu possibilidades de realizá-la. Em 1975, em plena fase de ensaios sob direção de André Abujamra, foi vetada em todo o território nacional, juntando-se ao restante da obra cênica de Plínio Marcos, já considerada impraticável pelos escritórios da ditadura. Sua estréia só aconteceu em 1980, sob comando de Fauzi Arap1. Em Santa Catarina, um dos registros mais antigos de encenação de um roteiro de Plínio foi a montagem de Oração Para Um Pé-de-Chinelo, no início da década de 80 pelo Grupo Armação, com direção de Nelson Machado2.

Programa do espetáculo
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Durante a espera pelo início do espetáculo, a antessala foi transformada em um “pré-bordel”, com iluminação lilás e som flashback (tocava de Madonna a Stevie Wonder). As personagens Dilma, Célia e Leninha (as prostitutas) faziam a recepção indecorosa; já o cafetão Giro ameaçou chamar seu obscuro leão-de-chácara Osvaldo para tratar pessoalmente com aqueles que ousassem utilizar celular ou câmera com flash no “mocó”. Já tinha visto essa proposta em outras ocasiões, mas achei especialmente divertida na forma como foi desenvolvida pelo SETEeUM.

Assisti a O Abajur Lilás durante o FITUB (Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau) em 2010, representada por uma companhia de Santa Maria/RS. Apesar de existir uma predileção pela obra de Plínio, na ocasião o público saiu meio exausto com aquela montagem. Tive a impressão de que a vontade do grupo em salientar o lado grotesco do roteiro era tão grande que deixou a desejar em muitas outras coisas importantes, transformando a obra em uma peça cansativa, com diálogos muito longos e difícil de acompanhar.

Cena de O Abajur Lilás
Já a montagem do SETEeUM, com direção de Neluna Hatsbach Freitas, por diversas vezes surpreendeu o público, como uma apresentação tecida cuidadosamente na busca pelo equilíbrio entre a fluência do roteiro e a brutalidade que o fundamenta. Em outras palavras, o público foi introduzido ao submundo brasileiro do final dos anos 60, mas sem exaustão mental desnecessária. Isso foi essencial para acompanhar a montagem do grupo catarinense, que foi ousado em propor um outro desfecho à trama, assim como a quebra da linha cronológica do roteiro original3 – que foi contado quase “de trás pra frente”, mas sempre ao alcance do entendimento dos espectadores.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a trilha sonora. A abertura é eufórica, boêmia, com os cinco personagens vindos do fundo da platéia em direção ao palco, cantando em uníssono:

Eu amo as putas
Porque as putas
As putas são de ninguém

Eu sou ninguém
E como as putas
Espero um dia
Ser a puta de alguém

Em sentido horário: Giro, Leninha,
Osvaldo, Célia e Dilma
Também canções de Roberto Carlos são o fundo das trocas de cenário, das quais falarei adiante. Não sei se foi proposital, mas algumas canções tocadas, como As Flores do Jardim da Nossa Casa e Não vou Ficar são canções contemporâneas à escrita de O Abajur Lilás. Embora sejam anteriores à chatíssima fase romântica do “Rei”, dão um teor meio kitsch à trama e ao mesmo tempo salientam o lado dramático e triste da vida daquelas moças.

As flores do jardim da nossa casa
Morreram todas de saudade de você
E as rosas que cobriam nossa estrada
Perderam a vontade de viver

Trecho de As Flores do Jardim
de Nossa Casa – Roberto Carlos

Cenário (clique para ampliar)
Com relação ao cenário, ficou evidente o respeito, pelo grupo, ao espaço e aos elementos cênicos. As trocas de cenário eram feitas à meia-luz, permitindo o acompanhamento, pelo público, do roteiro não-linear. A penteadeira, o biombo, a mala, a cama e o abajur funcionaram como pontos geográficos nos quais os personagens se revezavam dinamicamente.  O painel de fundo não era o varal, já tão banalizado; mas sim um mural de roupas íntimas que conversava com o naturalismo da trama.

Tantos esforços, somados à interpretação quase fiel do roteiro – com destaque para Gisele Farias no papel de Dilma – tornaram esta montagem uma oportunidade singular de realizar um mergulho no universo de O Abajur Lilás. O SETEeUM trabalhou minuciosamente, e se fez digno da obra. Não obstante, até o bilhete de entrada para a peça era sugestivo à trama...

Bilhetes de entrada para o espetáculo

1 Plínio Marcos – Sítio Oficial. O Abajur Lilás. Disponível em http://www.pliniomarcos.com/dados/abajur.htm. Acesso em 29 de julho de 2014.

2 GRUPO ARMAÇÃO. Histórico. Disponível em http://www.grupoarmacao.com.br/index.php/historico. Acesso em 29 de julho de 2014.

3 MARCOS, Plínio. O abajur lilás. In: Plínio Marcos. Seleção e prefácio: Ilka Marinho Zanotto. São Paulo: Global, 2003, pp. 171-229.

Fotos: Ana Russi
Layout do programa e dos convites: grupo SETEeUM