SOBRE


O SOLO CATARINA surgiu em 2008, quando Ana Russi era estudante universitária do curso de Artes/Música. Na mesma universidade onde estudava (Universidade Regional de Blumenau), também trabalhava como radialista na rádio universitária FURB FM 107,1.

Vem de longa data o interesse de Ana pela cultura catarinense. O tema ilustrou inúmeros trabalhos e projetos de estágio, durante a vida acadêmica, assim como integrou todos os seus projetos de grupos musicais, nos quais atuou como vocalista e violonista. Da mesma forma, aproveitando o espaço acadêmico no qual estava inserida, Ana decidiu dedicar seu tempo livre para a produção de um programa que pudesse divulgar a arte e cultura catarinense, em suas várias leituras. Assim surgiu o SOLO CATARINA – um programa semanal que versava sobre a produção artística catarinense (em todas as linguagens) e aspectos culturais do estado, sendo permeado por músicas locais.

Em 2009, perto de se formar, Ana desligou-se da rádio para dedicar-se à docência, tendo que encerrar, também o projeto do programa. No entanto, seu interesse pela cultura catarinense continuou, em diversos trabalhos pedagógicos voltados ao assunto. Em 2011, coordenou o projeto “SOFIA BATUTA apresenta Catarina maçaroca”, que circulou um show voltado ao cancioneiro catarinense nas escolas de Blumenau/SC. Deste projeto surgiu um DVD, que além do show traz um documentário com pessoas de notório saber sobre o assunto, bem como os artistas compositores das canções interpretadas no pelo grupo nas escolas – os quais, graciosamente, cederam os direitos autorais para a realização deste projeto educativo. O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau e os DVDs foram distribuídos nas escolas da região.

Com o considerável material recolhido ao longo de anos de pesquisa, Ana sentiu a necessidade de documentando a existência de tão rica produção cultural a quem  interessasse.

Em 2013, deu início ao SOLO CATARINA – página de informações sobre a produção artística e cultural no Estado de Santa Catarina, com ênfase na música. No entanto, em função das outras atividades da Ana (que é professora em 4 escolas públicas de Jaraguá do Sul), a evolução do sítio na internet (cuja iniciativa é independente) tem ocorrido a passos lentos.


ATENÇÃO:

A intenção deste site é registrar o trabalho de:

1) artistas catarinenses;
2) artistas de fora que estão desenvolvendo suas boas ideias aqui;
3) artistas que dão face catarinense a linguagens artísticas externas;
4) artistas de fora que vivem a cultura catarinense;
5) casos correlacionados aos citados acima.

Ou seja: a finalidade deste trabalho é documental e diz respeito ao fazer artístico em si, transpondo dados não-contextuais de tempo e espaço.

Este não é um blog de eventos. Colocamos (quando existe) o website e/ou contato dos artistas, para que possam fornecer informações sobre apresentações, exposições, etc.

O objetivo não é promover nenhuma entidade pública ou privada, teatro, espaço de exposição, gravadora, produtora, etc. Até fazemos alguma divulgação, mas somente para iniciativas tão independentes quanto este blog.

Portanto, se você está atrás de promoção institucional, sugerimos que recorra aos tradicionais veículos de comunicação e sites que prestam este tipo de serviço.