ANA RUSSI – Retalhos (2013)

26/07/2013

Eu não tenho intenção alguma de usar este canal para autopromoção. Diga-se de passagem, à exceção destes textos que visam somente documentar a produção artística catarinense, sou extremamente resistente a mostrar meus trabalhos autorais, por culpa da minha exacerbada autocrítica.

Dona Célia, minha Vovó.
No entanto, esta simplória produção audiovisual tem dois motivos para estar aqui: hoje é o Dia da Vovó, e o galho materno da minha árvore da vida tem tudo a ver com a cultura catarinense.


Apesar de ter atravessado muitas batalhas e tristezas, a parcela da vida de Dona Célia da qual participo se traduz em vida, arte e aprendizados. Ela nasceu no Paraná, mas quando criança sua família mudou-se para Santa Catarina, onde vive até hoje, dividindo sua história entre Blumenau, Penha e Gaspar. Aqui, ela aprendeu a fazer suas colchas de retalho lindíssimas, conheceu os engenhos e o Boi-de-Mamão e se tornou uma catarina em essência.

Este ano Vovó completou 80 anos e resolvi elaborar um vídeo – que terminou em uma produção mais trabalhada, um pouco mais digna desta respeitável senhora. Na produção, intitulada Retalhos, ela relembra suas histórias ao visitar um engenho em Florianópolis, e fala de seu artesanato em colchas de retalho com formas geométricas à Volpi. Também menciona sobre sua volta à escola, aos 70 anos, quando finalmente a vida lhe deu a oportunidade de se alfabetizar.

Uma mulher que mistura a cultura letrada e não-letrada em si mesma, nos saberes construídos ao longo de uma vida... Assista e entenda por que ela deve fazer parte deste blog, ainda mais no dia de hoje!